sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Boeing 747 completa 45 anos

Modelo mudou a história da aviação comercial








No domingo (09), o Boeing 747 completou 45 anos do primeiro voo. O primeiro 747 decolou de Paine Field na manhã do dia 9 de fevereiro de 1969, para o início de uma nova era na aviação comercial. O 747, apelidado de JumboJet, devido suas grandes proporções, quase três vezes maior e mais pesado que o 707 e DC-8, ajudou as empresas aéreas a popularizar o transporte aéreo, além de permitir voos ainda mais longos e mais rápidos.

Contudo, o 747 também se tornou um problema para os aeroportos da época, que tinham que receber um avião muito maior que qualquer aeronave existente até então. Além disso, diversas empresas aéreas foram a falência por adquirirem o avião que tinha uma capacidade muito acima da demanda existente. Na ocasião o importante era ostentar o maior avião do mundo na frota, independentemente de sua rentabilidade.
Mesmo assim, o 747 se coroou como o mais famoso e importante avião do século 20. Um projeto audacioso e que moldou a aviação nos últimos 45 anos.
O primeiro exemplar do 747-100, foi batizado de City of Everett, em homenagem a cidade onde a Boeing construiu sua maior unidade exclusivamente para produzir o novo modelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário